Pesquisa

Próximas Leituras

Felipe Fresteiro On sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Título: Starters
Autora: Lissa Price

Editora: Novo Conceito
Edição: 1ª (2012)
Páginas: 368
Título Original: Starters

Sinopse
Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado... 

Resenha
Pela sinopse podemos perceber que o contexto é ótimo, porém em minha opinião, a autora fez a leitura ficar pesada... Não posso dizer que o livro é ruim, pois não é, porém está longe de ser um dos melhores livros que já li. 

O contexto é: Após a guerra dos Esporos todos os adultos morreram, pois apenas os jovens abaixo de 16 anos e os idosos receberam a vacina. As pessoas passaram a viver até os 200 anos. Imagine um sociedade onde só existem crianças e idosos. Então criou-se uma lei: apenas pessoas acima de 19 anos podem trabalhar. Dessa forma os adolescentes menores que não tem avós ou parentes vivos são capturados e obrigados a realizar trabalho escravo, por isso muitos adolescentes vivem escondidos, fazendo o possível para sobreviver, Callie é um deles. 

Junto com seu amigo Michel e seu irmão Tyler, de saúde frágil e apenas sete anos, vivem em edifícios abandonados, mudando-se com frequência para não serem pegos pelos Inspetores. Callie vê no Banco de Corpos uma oportunidade de mudar sua vida e cuidar de seu irmão, que está cada vez mais debilitado. O banco de corpos é um local que oferece serviços aos Enders (idosos). Eles podem alugar um corpo lindo e jovem de um Starter e viver emoções e aventuras que seus velhos corpos já não podem suportar, em suma eles podem ser jovens outra vez, mesmo que por tempo determinado. Callie receberá um quantia razoável para alugar seu corpo, o que ela não sabe é que a sua inquilina tem planos que vão mudar sua vida para sempre. 

Starters foi uma surpresa aparentemente muito agradável, me encantei pela capa assim que vi, por ser bem chamativa e linda. Comecei lendo o livro gostando muito do que a autora nos mostra inicialmente, nos fazendo criar tudo em nossa mente, mas no decorrer do livro, toda a descrição excessivamente minimalista, acabou fazendo a leitura ficar muito cansativa. Apesar de tudo, adorei a trama criada pela autora, foi inovadora e surpreendente. A ideia do Banco de corpos é apavorante. É um livro cheio de ação, onde o leitor vai descobrindo as coisas junto com a protagonista, o que deixa a leitura agradável. Uma grande sacada do livro foi o vilão, o Old Man, ele é um mistério, ninguém sabe realmente quem ele é. Ele nunca aparece em publico, usa apenas projeções holográficas e por meio de tecnologia avançada disfarça a voz e usa imagens alternadas no lugar do rosto. O Old Man é um enigma e isso dá a trama um elemento chave para prender o leitor. Eu fiquei curioso para desvendar o enigma, e talvez este seja um dos únicos fatores que me levaram a não abandonar a leitura. Gostaria também que a autora tivesse explorado mais o universo criado, como o governo e suas leis, mas estou com esperanças de que ela faça isso em Enders, a sequência do livro, que será lançando ainda esse ano nos EUA, e sim, mesmo com tantos pontos negativos irei ler a continuação. 

O livro é acima de tudo bom, traz um proposta inovadora e tem um final digno de filme, porém ainda tem muito a se desenvolver na escrita da autora.


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments